quinta-feira, 1 de agosto de 2019

AGOSTINHO GOMES DE OLIVEIRA



Nasceu no sítio Canafistula, município de Caraúbas, em 27 de outubro de 1938, sendo filho de Francisco Antônio de oliveira e Maria Amélia de oliveira; casou-se no dia 2 de dezembro de 1962 com MARIA DAS NEVES ALMEIDA DE OLIVEIRA e, com fruto desta união, nasceram os filhos: ARGINALDO GOMES DE ALMEIDA, MARIA BETÂNIA GOMES DE ALMEIDA, ALTAMAR GOMES DE ALMEIDA, MARIA CLEIDE GOMES DE ALMEIDA, MARIA CLEIDIMAR GOMES DE ALMEIDA e CLÁUDIA GOMES DE ALMEIDA.
   Estudou até o 4º ano primário na Escola Isolada de Jacu; fez o Curso de Admissão, particular; o Ginásio na Escola Estadual Sebastião Gurgel, de Caraúbas, e na Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho, de Natal, concluindo em 1974, e o Técnico Assistente de Administração na Escola de 2º Grau Elvécio Dahe, de Natal, concluindo em 1977.
   Formou-se em História na Universidade do Rio Grande do Norte (URRN) na cidade de Mossoró, concluindo o curso em 1985 e colando grau em solenidade única no dia 18 de janeiro de 1986; como universitário foi eleito Líder de sua turma e membro do Diretório Acadêmico do Curso de História. Estudou Direito pagando disciplina isolada na UERN.
    Seu primeiro foi como agropecuarista residindo no sitio Canafistula sempre ajudando ao seu pai. De 1959 a 1961 exerceu o cargo de Reabastecedor de Avião na Shel Brasileira de Petróleo, em Brasilia-DF, voltando a residir no município de Caraúbas e de 1962 a 1972 continuou a trabalhar na agropecuária, desenvolvendo, na mesma época, um comércio ambulante.
   Como auxiliar de Administração  trabalhou em Natal, de 1973 a 1975, na Construtora Noberto Odebrech S/A exerceu o cargo de Laboratorista, em 1976 a 1977; na Construtora A. Gaspar LTDA exerceu o cargo de auxiliar de campo(apontador e apropriador0, EM 1978; BA Construtora Hencil Holanda Engenharia e Vomércio Ltda exerceu o cargo de Auxiliar de Departamento de Pessoal
    Como professor de 1º e 2º graus, com habilitação em História, lecionou de 1979 a 1982 na Escola Estadual Sebastião Gurgel, de Caraúbas; solicitou sua transferência para Mossoró, onde em 1982 lecionou na Escola Municipal Felinto de Moura, em 1983 na Escola Professor José Leôncio de Santana, na Escola Municipal Felicio de Moura e na Escola Estadual Jerônimo Rosado; em 1984 na Escola Estadual professor José Martins de Vasconcelos e na Escola Estadual Dix-sept Rosado, e em 1985 na Escola Estadual professor José de Freitas Nobre.
    Desde 1986, por solicitação sua, foi transferido para Caraúbas. Voltou a lecionar na Escola Estadual Sebastião Gurgel; em 1995 passou a exercer  o cargo de vice diretor na Escola Estadual Maria Silvia de Vasconcelos Câmara. Foi também diretor em exercício. Trabalhou em prol das mudanças na Educação, no período de 1980 a 1990.
   Ingressou na política partidária de Caraúbas, como candidato a vereador em 1962, pelo antigo PSD, e mesmo concorrendo com diversos candidatos de sua comunidade, conseguiu ser bem votado mesmo não sendo eleito. Em 1972 candidatou-se pelo MDB ficando a na 4ª suplência; em 1988 candidatou-se pelo PMDB, sempre trabalhando em prol do desenvolvimento de Caraúbas, inclusive esteve bem nas pesquisas, mas concorrendo com diversos candidatos em sua área de atuação não se elegeu, porém foi bem votado.
    Suas propostas de trabalho nas campanhas foram:
Em 1962 – Instalação de um telefone público no Sítio Canafistutas;; limpe4xa pub liça
Em 1972 – Organização da Cooperativa; implantação de transportes para os estudantes da zona rural.
   Em 1988 – ORGANIZAÇÃO DA Biblioteca Pública Municipal, construção de uma Quadra de Esportes na cidade.
   Participou no Diretório Municipal do PMDB, sendo considerado um exemplo pela sua firmeza, comportamento e lealdade, nunca mudou de partido.
   Escreveu o livro HISTÓRIA DO MUNICIPIO DE CARAÚBAS, Dezembro de 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STPM JOTA MARIA, DA RESERVA REMUNERADA DA POLÍCIA MILITAR DO RIO GRANDE DO NORTE, RESPONSÁVEL PELO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, COM 102 BLOGS E MAIS DE 8 MIL LINKS. O POUCO COM DEUS É MUITO E O MUITO SEM DEUS É POUCO. SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO E APODIENSE DE CORAÇÃO